A Toyota decidiu antecipar para o dia 29 de novembro a implantação do 3º turno na fábrica em Sorocaba, interior de São Paulo inicialmente programada para janeiro de 2022. Com a revisão do projeto, a montadora abriu 100 vagas a mais do que o inicialmente previsto.
Serão ao todo 550 contratações para garantir o funcionamento de produção 24 horas por dia.
Além disso, o aumento da produção em Sorocaba, antes programado em 25%, será agora de 30%, com o volume anual passando das atuais 122 mil unidades para 158 mil, Lá são produzidos os modelos Yaris, Etios (somente para exportação) e Corolla Cross
Assim como outras montadoras, a empresa também enfrenta problemas com falta de semicondutores, mas até o momento fez paralisações parciais de no máximo dez dias. Suspendeu operações em Sorocaba de 18 a 27 de agosto e em outubro, de 13 a 22, os funcionários de Indaiatuba (SP) onde faz o sedan Corolla, estarão de férias coletivas.
A antecipação do 3º turno em Sorocaba, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira, 29, pela Toyota, “reforça o comprometimento da empresa com o Brasil e demonstra sua capacidade de contornar o momento difícil que o setor automotivo global enfrenta, principalmente devido à falta de insumos por conta da pandemia de Covid-19”.
O aumento de 30% na produção de Sorocaba, a sua maior fábrica no Brasil, visa não apenas atender demanda crescente no mercado brasileiro, mas também ampliar a oferta para outros 22 países da América Latina, onde as vendas foram impulsionadas pelo desempenho positivo do Corolla Cross, o primeiro SUV da marca produzido no País.
“Desde quando reunimos as condições para realizar o 3º turno em Sorocaba, era nossa intenção começar o quanto antes e fico feliz de fazer esse anúncio nesse momento, ajudando o Brasil a ofertar mais empregos”, comenta Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. “Estamos todos ansiosos para dar as boas-vindas aos novos colaboradores de Sorocaba que nos ajudarão em nossa missão de produzir carros cada vez melhores”.