Fabricante de pás eólicas voltou a funcionar no início de maio. Segundo o sindicato, a empresa manterá a produção por tempo indeterminado.
Por G1 Sorocaba e Jundiaí
A fabricante de pás eólicas Tecsis retomou as atividades em Sorocaba (SP) e recontratou parte dos ex-funcionários, um ano após ter anunciado o fechamento da unidade de produção. O Sindicato dos Químicos confirmou, nesta quarta-feira (18), que a fábrica está de volta desde o início de maio.
Ainda de acordo com a nota do sindicato, a fábrica manterá a produção por tempo indeterminado e os trabalhadores estão sendo contratados conforme a produção vai crescendo.
A empresa não divulgou quantas contratações foram feitas até o momento, mas informou que pretende voltar com o quadro mantido até 2014, quando contava com cerca de oito mil pessoas.
Demissões em massa
Na época em que a Tecsis fechou as portas, em maio de 2017, cerca de 770 trabalhadores foram demitidos.
Por meio de nota, a empresa informou que a interrupção da produção na cidade foi resultado do cancelamento progressivo de contratos vigentes nos últimos meses, refente à cliente multinacional General Eletric (GE).
Em setembro de 2016, a empresa já havia anunciado o fechamento de uma das cinco plantas de Sorocaba. Cerca de 400 funcionários, de auxiliares de produção a diretores, foram demitidos.
A situação se repetiu em novembro, quando a Tecsis encerrou as atividades da fábrica em Itu depois de seis anos atuando na cidade. Na época, foram dispensados 450 funcionários, segundo o sindicato.