Vagas falsas existem por aí: veja como identificar golpes disfarçados de oportunidades

Pessoas mal intencionadas podem tirar seu sossego – ou até mesmo seu dinheiro, em casos mais graves – e, pior, podem fazer isso usando vagas de emprego falsas para chamar a sua atenção. Aqui no Parceria Social de Empregos buscamos confirmar as vagas postadas, atentos aos sinais de fraudes, mas, absolutamente ninguém está livre de ser enganado. E, claro, a melhor forma de se prevenir é ter dupla atenção. Veja situações que podem te ajudar a identificar possíveis golpes.

O anúncio da vaga joga para um site estranho. Anúncios que levam para sites desconhecidos podem apenas querer pegar suas informações para montar um banco de dados e depois oferecer produtos e serviços.

Você se candidata e imediatamente recebe uma ligação. Outro sinal claro de que uma oportunidade não é verdadeira é receber uma ligação imediatamente após fazer a sua candidatura. Nesse tipo de situação, alguém pode usar os dados que você acabou de preencher para entrar em contato e oferecer algum produto ou serviço. Se isso acontecer, a dica é não assinar e não comprar nada, nem compartilhar dados bancários. É possível que você tenha caído em uma armadilha.

A vaga é muito genérica. Se você encontrar um anúncio que vale para qualquer candidato, fique esperto (ainda mais com salários maiores que a média do mercado). É possível que seja apenas um chamariz para uma empresa que quer montar um banco de dados e vender serviços a potenciais clientes. Um exemplo de vaga genérica é “profissional de tecnologia com função generalista que tenha mais de dois anos de experiência”.

Você precisa pagar para participar do processo seletivo. Redobre sua atenção caso alguém entre em contato com você pedindo que você pague qualquer coisa para participar de um processo de seleção. É fraude.

Você precisa pagar por um curso necessário para sua contratação. Se alguém te abordar pedindo que pague por um curso para fazer parte do processo seletivo também é fraude..

Você precisa fornecer informações pessoais por telefone ou Whatsapp. Fique atento sobre fornecer informações pessoais ou profissionais, seja por telefone ou Whatsapp, para qualquer pessoa que entre em contato com você. Pode se tratar também de um golpe para obter dados. Para tirar a prova, busque falar em algum canal oficial da empresa para garantir a solicitação das informações por esses canais, por exemplo. Busque memorizar essas situações e compartilhe com outras pessoas para que, cada vez mais, esses golpes percam força e deixem de existir.

Fonte de referência: https://www.vagas.com.br/profissoes/como-reconhecer-vagas-falsas-na-internet/

Autor: Péricles Régis

Sou um cara que acredita que a maior ferramenta social que existe é o emprego. Ah, também estou vereador. Quer conhecer mais do meu trabalho de vereador? Acesse www.periclesregis.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *