5 erros para não cometer na hora de fazer seu currículo

Causar uma ótima primeira impressão pode ser complicado em um mercado de trabalho competitivo, e é por isso que você precisa usar seu currículo para se destacar. É importante notar que ajustes simples podem fazer a diferença como por exemplo corrigir erros de português – fazendo uma leitura de revisão –, manter uma formatação caprichada, sem contar os cuidados com limpeza e apresentação. Mas, além desse pontapé inicial existem erros que não devem ser cometidos na hora de produzir seu currículo. Dá uma olhada:

1) Não pareça um profissional instável!

Se você teve um grande número de funções em um curto período de tempo, isso não é necessariamente ruim, mas pode ser desanimador para os empregadores se não for explicado corretamente. Isso ocorre porque a empresa pode acreditar que você não consegue manter um emprego ou que não é muito comprometido. Para superar isso, é necessário explicar cuidadosamente as razões por trás desses cargos curtos; você pode ter sido contratado para um estágio ou função sazonal, por exemplo. Em seguida, mostre o que você alcançou durante o seu tempo nessas funções, para provar que causou algum impacto durável. Isso mostrará como você pode somar na empresa, além de ajudar os recrutadores a enxergarem em longo prazo.

2) Com certeza você tem alguma experiência, mostre isso!

Se você é novo no mundo do trabalho, pode não ter muita experiência para falar – mas não deixe que isso resulte em pânico na hora de elaborar seu currículo. Nesta situação, você precisa destacar as habilidades de outros aspectos da sua vida e demonstrar como elas se aplicam aos empregos para os quais você está se candidatando. Podem ser seus hobbies, cursos, trabalho voluntário, trabalhos de conclusão de curso ou qualquer projeto pessoal em que tenha trabalhado. Certifique-se de colocar algumas habilidades que o empregador descreveu na descrição do cargo, pois isso aumentará suas chances de ser chamado para uma entrevista.

3) Use todos seus recursos para uma mudança de carreira!

Quando você está mudando de área, pode não ter muita experiência relevante naquele setor. Isso pode dificultar a elaboração de um currículo atraente. No entanto, uma maneira de fazer isso é abordar a mudança de carreira em seu perfil pessoal e mostrar como você está se comprometendo com essa transformação. Por exemplo, você pode ter iniciado um projeto pessoal, feito trabalho voluntário ou finalizado um novo curso online relacionado ao seu novo campo profissional – tudo isso o ajudará a se destacar como candidato adequado.

4) Não deixe seu currículo longo demais!

 Seu currículo tem três páginas e está repleto de informações sobre seu histórico de empregos, hobbies, interesses e todos os cursos que você já fez? Nesse caso, você precisa diminuí-lo imediatamente. Embora possa ser tentador incluir muitas informações em uma tentativa de impressionar os recrutadores, você pode, na verdade, estar prejudicando suas chances de garantir uma entrevista. Isso ocorre porque os recrutadores têm pouco tempo para filtrar os candidatos, logo, é muito improvável que eles leiam três páginas de descrições, especialmente se parte delas não for relevante para a função e o setor para o qual você está se candidatando.

Portanto, concentre-se apenas nas informações direcionadas e faça o melhor para manter seu currículo em uma ou duas páginas. Remova quaisquer funções com mais de dez anos e qualquer outra informação que esteja desatualizada ou não tenha qualquer conexão com as vagas disponíveis na empresa.

5) Não deixe lacunas em seu histórico de empregos!

Muitas pessoas passam por períodos de desemprego o que, devido a atual realidade, infelizmente é comum. Mas, embora seja perfeitamente compreensível que você possa ter lacunas em seu histórico profissional, elas não devem ficar inexplicadas em seu currículo. Em vez disso, você deve enfrentar o problema. Certifique-se de explicar por que você estava desempregado e use a experiência para demonstrar atributos pessoais desejáveis.

Lembre-se: nada disso significa que você não é um funcionário merecedor; significa apenas que você precisa elaborar cuidadosamente seu currículo e encontrar maneiras criativas (e persuasivas) de explicá-lo.

Fonte de referência: https://forbes.com.br/carreira/2021/07/5-coisas-que-prejudicam-o-seu-curriculo-e-como-corrigi-las/#foto5

Autor: Péricles Régis

Sou um cara que acredita que a maior ferramenta social que existe é o emprego. Ah, também estou vereador. Quer conhecer mais do meu trabalho de vereador? Acesse www.periclesregis.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *